quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FALA E ESCRITA: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL -MACIEL, Débora Amorim Gomes da Costa – UPE

       Considerando o texto "Fala e escrita: Propostas didáticas para os anos inicias do Ensino Fundamental", de MACIEL,  podemos fazer uma análise na atual proposta didática de ensino e comparar aos métodos aplicados.
      Faz-se necessário e está de acordo com os documentos oficiais, que seja ensinado a língua materna nos anos iniciais, no entanto há que questionar a aplicação dos métodos tradicionais de ensino. Embora muitos de nós conheçamos as teorias e as propostas construtivistas, ainda usamos o famoso e inseparável livro didático.
      É claro que não sou totalmente contra a proposta do uso dos métodos tradicionais e principalmente do uso do livro didático para ensino da língua materna. No entanto, acredito que podemos aliar outras atividades que estimulem o aprendizado, e claro, o foco da nossa discussão, que é a fala e escrita.
      MACIEL, opta por trabalhar com duas coleções de livros;  Português uma Proposta para o Letramento (C1) e Vitória Regia–Língua Portuguesa (C2) . De acordo com a autora, "as duas coleções explicitam embasar-se em uma proposta de língua como interação, evidenciando a necessidade de se trabalhar a dimensão textual e discursiva da língua, contemplando as relações fala–escrita como processo de interação entre os sujeitos". (MACIEL)

     A Coleção 1 considera a relação fala–escrita em uma noção de língua sócio-interativa enquanto a coleção 2 faz referência à concepção estruturalista, que tem a linguagem como expressão do pensamento obedecendo as regras gramaticais que definem a fala e a escrita corretas.
     Vimos também que a linguagem pode ser concebida sob três perspectivas, a estruturalista - que compreende a linguagem como expressão do pensamento; a  transformacionalista – que compreende a linguagem como instrumento de comunicação; e a enunciativa – que concebe a linguagem como processo de interação". 
      Se considerarmos essas perspectivas e tomarmos como base para planejamento de nossas aulas, é possível que trabalhemos a oralidade e escrita sem nos agarrarmos ao livro, pensando em aplicar jogos que irão contemplar os "pilares da linguagem", sabendo que os "jogos para letrar" podem ampliar o repertório de palavras, trabalhar a socialização, interação, bem como a oralidade. 
      Atividades lúdicas contribuem para a proposta de relacionar a linguagem escrita com a linguagem oral. Poderíamos, solicitar que as crianças fizessem um desenho livre e depois escrevessem a história, outra sugestão é criar um texto coletivo, pode ser baseado em um passeio feito com a turma ou com base na imaginação; escrever a história dos fatos ocorridos no passeio ou as descobertas realizadas, cada aluno escreve um pouco do que viu,descobriu ou imaginou,relacionando com a última fala do colega. Após a construção do texto, os alunos leem a historia em voz alta.
     Quando o texto é construído coletivamente há a oportunidade de trabalhar as diferentes regionalidades e presença de sotaques. Muitas vezes, esquecer que o livro didático é a principal ferramenta de trabalho do professor, implica num trabalho lúdico e interdisciplinar.
     Sugestões como estas, são propostas em um projeto denominado Mais Escola, da Baixada Fluminense, são aulas de reforços em que o trabalho consiste em ser quase que exclusivamente lúdico.
     De acordo com a autora Débora Amorim, há a necessidade de uma constante investigação sobre a didática escolar; buscar compreender a teoria e refletir sobre a prática, o objetivo é entender com maior clareza as concepções que norteiam o manual didático.
     Esta pesquisa é fonte esclarecedora para profissionais da educação que buscam ampliar e melhorar sua prática em sala de aula, além disso, nos direciona a uma reflexão teórico- metodológica.


3 comentários:

  1. Camila, a reflexão foi iniciada... Muito bem! Agora, sugiro que procure focalizar alguns pontos do texto que não foram abordados. Procure levantar as análises que foram feitas pela autora sobre as coleções. Ao final, procure apresentar a que conclusões ela chegou e que contribuições a pesquisa pode oferecer para quem está atuando nas salas de aula...

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir