Segue o Cronograma da nossa disciplina.
Mês 
 | 
Dia 
 | 
Desenvolvimento 
 | 
Novembro 
 | 
08 
 | 
Aula Inicial: Apresentação dos participantes 
  | 
15 
 | 
Feriado 
 | |
22 
 | 
Texto 1: COSTA, Débora Amorim Gomes da. Fala e escrita: propostas didáticas para os anos iniciais do ensino fundamental. 31ª. Reunião Anual da Anped, Caxambu-MG, 2008. Disponível em: < http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT10-4398--Int.pdf 
Postagem 1 (Até 28/11): a). Reflexão Escrita:  dialogar com o texto, focalizando as dificuldades encontradas para o ensino de Língua Materna, tomando a configuração do livro didático como instrumento central e discutindo os principais conceitos apresentados. Na sua produção, é preciso apontar caminhos para a superação dessas dificuldades. b). Estabelecer links com experiências em escolas públicas da região da Baixada Fluminense ou de outras localidades. 
 | |
29 
 | 
Texto 2: MONTEIRO, Sara Mourão. BAPTISTA, Mônica Correia. Alfabetização e letramento. Salto para o futuro, Anos iniciais do ensino fundamental,Brasília: MEC,  ano XIX, pp. 10-28, setembro/2009.  Disponível em:                   http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/172224AnosiniciaisEF.pdf 
Postagem 2 (Até 05/12): Trabalho em grupo – discutir os principais aspectos que devem ser levados em consideração para os processos de alfabetização e letramento, diferenciando o entendimento acerca dos conceitos. Preparar uma apresentação em ppt em formato esquemático, apontando os aspectos mais relevantes do texto. 
Postagem 3 (Até 05/12): Elaborar uma atividade que envolva as seguintes habilidades no desenvolvimento da consciência fonológica das crianças de 6 a 8 anos: identificação das unidades fonológicas; segmentação das unidades fonológicas; manipulação: inverter, subtrair e trocar segmentos fonológicos. 
 | |
Dezembro 
 | 
06 
 | 
Texto 3: CORSINO, A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental. Salto para o futuro, Anos iniciais do ensino fundamental,Brasília: MEC,  ano XIX, pp. 29-42, setembro/2009.  Disponível em:                    http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/172224AnosiniciaisEF.pdf 
Postagem 4 (Até 12/12): Comentar o texto e pesquisar alguns textos que contribuam para o desenvolvimento de habilidades leitoras nos anos iniciais do ensino fundamental. 
 | 
13 
 | 
Texto 4: SILVA, Sílvio Ribeiro da. Gênero Textual e Tipologia Textual.
Disponível em: http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html
Postagem 5 (Até 19/12): Produzir uma reflexão, focalizando os conceitos principais, confrontando o texto e os slides. O texto produzido deverá fazer articulação com vídeos e com links que encaminhem para outros textos (científicos e/ou reportagens) 
 | |
20 
 | 
Texto 5: CALDAS, Lilian Kelly.Trabalhando tipos/gêneros textuais em sala de aula: uma estratégia didática na perspectiva da mediação dialética. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf 
Postagem 6 (Até 03/01/2013): Trabalho em Grupo – cada grupo deverá analisar um livro didático atual (1º a 5º ano), fazendo o levantamento da quantidade de gêneros textuais utilizados, identificando que aspectos são focalizados no trabalho com os textos (interpretação), atividades de produção textual e  analisar o material a partir do referencial teórico estudado. Cada grupo deverá postar em slides os resultados de sua pesquisa. 
 | |
27 ???? 
 | 
27 
 | 
Recesso 
 | 
Camila, onde estão os slides...? Aguardando...
ResponderExcluirIvan, os slides foram postados no dia 5, mas ainda não me adaptei ao blog e acabou ficando salvo em rascunhos em uma salada mista. Você pode acessá lo no link que disponibilizei na página do blog.
ResponderExcluirhttp://taelpdeo.blogspot.com.br/
http://www.slideshare.net/brunadepaulapereira/alfabetizao-e-letramento-slide