quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental - CORSINO,Patrícia


Você poderá visualizar o texto 3  clicando aqui .

    A autora Patricia aborda as diferentes áreas do conhecimentos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De início ela apresenta um relatório de uma professora do 2° ano que desenvolveu um projeto de Ciências Sociais com sua turma.

 O projeto não foi planejado como é de costume da escolas, mas aconteceu porque um aluno trouxe de sua casa, um pote cheio de lagartas. Analisando o relato, podemos perceber que a professora é receptiva ao conhecimento que o aluno traz, não deixou que aquela situação passasse despercebida e, percebendo o interesse das crianças em relação as lagartas iniciou um estudo de Ciências Naturais. O desenrolar do projeto é feito com base em observações e suas respectivas anotações diárias, enriquecidos com desenhos coloridos e textos. A experiência, despertou o interesse da turma pela vida das lagartas e ampliou o  conhecimento dos alunos em relação a estes seres vivos. Foram realizadas outras pesquisas além da sala de aula, ocorrendo uma troca coletiva de conhecimentos.
      Além disso, o projeto dá destaque para um fato bastante debatido por muitos educadores, que é o conhecimento que a criança tem, a valorização de suas produções e, a alteração da posição do professor como detentor do saber.m
     A experiência apresentada nos leva a refletir sobre a flexibilidade do planejamento e a aprender a lidar com o imprevisível. Claro que com este projeto poderíamos trabalhar com diversas áreas do conhecimento, como a linguagem;a ludicidade, a espontaneidade, a organização. Poderíamos também enriquecer nosso trabalho pedagógico quando discutimos questões sobre a pluralidade e diversidade, a consciência corporal, a aceitação das diferenças, o respeito, tolerância e a inclusão do outro.
    Patrícia aponta que os textos devem ser significativos para as crianças e que elas possam participar como locutores e como ouvintes.  O cotidiano das crianças da séries iniciais deve ser repleto de atividades de produção e recepção de textos orais e escritos.
     De acordo com a autora, o planejamento deve ser elaborado de forma cuidadosa, assegurando o desenvolvimento de todas áreas do conhecimento, ressalta também sobra a importância da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, que é uma "oportunidade histórica de a criança de seis anos das classes populares ser introduzida a conhecimentos que foram fruto de um processo sócio-histórico de construção coletiva.
     Algumas atitudes podem  contribuir para o desenvolvimento de habilidades leitoras nos anos inciais do ensino fundamental:

                                         
Livros que chamem atenção da criança e despertam o interesse pela leitura!!!


Incentivo e leitura em voz alta



Ler com os amigos



Um comentário:

  1. Acho que com figuras diferentes, rs... Queremos dizer que para despertar o interesse dos alunos pela leitura, temos que contar com o sentindo que aquele livro, gibi, etc fará para a sua vida. É muito bom quando o aluno se interessa pelo que é apresentado, isso também nos motiva para melhorarmos nossas práticas. Por isso, o ponto que vc tocou sobre a flexibilidade no planejamento é tão importante.

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